V A G A

V A G A
  • performance
  • instalação
  • oficinas
  • conversa
mute

fbaup

21 __ 25 setembro

fb

ig

Vaga?

vaga?

Uma vaga de ocupação sonora e visual

É um projeto de criação e programação artística centrado nas artes sonoras, visuais e performativas. Pretende complementar a formação académica com atividades que exploram três espaços da Faculdade de Belas Artes da Universidade no Porto, entre os dias 21 e 25 de setembro de 2020.

Vaga surge da vontade de estimular interesses na comunidade — dentro do domínio artístico, intelectual e educativo — através de uma programação que compreende duas oficinas, uma instalação, uma performance e uma conversa.

Os palcos do Vaga são alguns dos espaços que estão desocupados e inutilizados: o Lago, o Pátio Triângulo e o Terraço d’oMuseu.

Pátio Triângulo
O Lago
Terraço d'oMuseu

Performance

Performance

Som e visual ganham lugar

A performance está a cargo de três artistas do Porto, ou que de alguma forma estão ligados à cidade: Sancha Castro, Francisco Antão e André Coelho. É apresentada ao público uma performance focada na adaptação ao espaço e na sua envolvência, com a liberdade total em explorar o som e o visual.

O espaço que acolhe este ato é o Pátio Triângulo, entre o Pavilhão Sul e o Pavilhão de Tecnologias. O convite é simples: refletir e expôr sobre a dinâmica sonora e visual.

25 __ SEX

25 __ QUI

 
Sancha Castro + Francisco Antão + André Coelho
Pátio Triângulo

Instalação

instalação

Invasão do espaço

O objetivo é a elaboração de uma instalação site-specific, de modo a potenciar a interação e envolvência do público com a arquitetura do espaço proposto: o Lago e a sua área circundante.

O desafio é trabalhar as temáticas que dão forma ao Vaga: refletir sobre a relação entre o som e o visual e explorar um espaço desocupado da faculdade.

Através de uma Open Call direcionada aos alunos da FBAUP, o júri selecionará a proposta de acordo com a aplicabilidade, originalidade e pertinência do trabalho, relacionando-a sempre com os conceitos do Vaga. A proposta vencedora terá direito a apoio à produção.

Candidaturas

Candidaturas

12 AGOSTO __ 01 SETEMBRO

Regulamento

Regulamento

Júri

Júri

Aida Castro
Filipe Fernandes
Francisco Oliveira

Oficinas

Oficinas

Educação como ocupação

As oficinas baseiam-se numa visão de partilha de ideias, conhecimentos e práticas que percorrem as áreas do som e do visual.

Pretendem oferecer aprendizagens que complementam o sistema formal do ensino artístico, e motivar a transdisciplinaridade e o cruzamento de áreas de estudo.

As vagas são limitadas a seis pessoas por oficina, quatro delas reservadas a alunos da FBAUP. Será pedida uma caução no valor de 10€, a ser devolvida no final da oficina.

TouchDesigner

TouchDesigner

PEDRO DE CASTRO - GRANDPA'S LAB

21 __ 24 SETEMBRO

Introdução ao software de authoring multimedia TouchDesigner da Derivative, um programa que funciona num sistema node-based sendo mais prático para uma lógica de pensamento visual. Será feito um enquadramento geral sobre o programa, quais os usos e aplicações mais comuns e colocar-se em prática alguns exercícios para estimular o uso do software em diferentes cenários.

Síntese de som e criação
musical não linear

Síntese de som e criação
musical não linear

NUNO LOUREIRO

21 __ 24 SETEMBRO

Introdução às principais técnicas de síntese sonora partindo do seu contexto histórico e implementando-as de forma prática, recorrendo à linguagem de programação gráfica Pure Data (Pd). Nesse sentido, ao longo de 4 sessões de 3 horas, serão apresentados os fundamentos da síntese aditiva, subtractiva, modulação de amplitude (AM) e frequência (FM), assim como uma incursão pelo campo das wavetables, sampling e síntese granular.

Conversa

Conversa

Questionar tudo isto

A conversa possibilita a partilha e o contacto entre artistas, docentes, alunos e o público, com foco nos pontos aliados aos conceitos do Vaga. O tema da conversa é “O papel da academia no desenvolvimento criativo” com a participação de Inês Moreira, Sancha Castro e José Alberto Gomes.

O papel da academia no
desenvolvimento criativo

O papel da academia no desenvolvimento criativo

24 __ QUI
14:00
Terraço d'oMuseu